Market Share da Banda Larga Móvel no Brasil em Novembro de 2011

Novembro de 2011 foi um mês muito diferente para o mercado de banda larga móvel. Com o segundo menor crescimento do ano, 3,22% - perdendo apenas para Maio de 2011- algumas prestadoras derraparam e perderam participação.

Vale ressaltar que neste mês o mercado de comunicações móveis teve expressivo crescimento de 1,92%, finalizando o mês com 236.083.615 acessos, dos quais 38.830.304 em banda larga móvel.

Vivo e TIM ganharam participação, com respectivamente 6,07% e 5,84% de crescimento em relação ao mês anterior. Destaque para a TIM, que desde maio vinha perdendo no mercado, conseguiu neste mês reverter a tendência. Claro e Oi, com subtrações líquidas, ou seja, perda de acessos de banda larga móvel em relação ao mês anterior – diminuíram sua fatia.

Como resultado final, temos a Claro liderando com 38,72%, em segundo a Vivo com 34,73%, em terceiro a TIM com 21,98% e em quarto a Oi com 4,10%.

Este mês o Telecom Strategy traz um gráfico novo, mostrando o crescimento de cada uma das principais prestadoras e do mercado de acessos em Banda Larga Móvel.







1)      Os dados mostrados nos gráficos foram colhidos do sistema interativo de controle do número de estações móveis da ANATEL (SMP) que é aberto ao público;

2)      Foram considerados os acessos com capacidade de transmissão de dados em banda larga móvel, a saber, os modems de dados e os terminais UMTS (WCDMA) com suas evoluções presentes no mercado nacional (HSPA, HSDPA, HSUPA). Os terminais GSM com GPRS ou EDGE sem as funcionalidades do 3G não estão sendo considerados na presente análise;

3)      Mais informações em www.anatel.gov.br. Consultar a aba “ANATEL DADOS” no canto superior direito


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas