Cautelares da Anatel proíbem a venda de novas linhas de celular


Estou rompendo minha quarentena de postagens (devido a outros compromissos)...

Eu não poderia deixar de falar sobre as Cautelares da Anatel, que suspenderam as vendas de novas linhas de celular de diversas operadoras em todo o Brasil. Por quê?

Obviamente, o fato não é novo. Mas não é comum. Não sei se vocês lembram, mas em 14/05/2004, em medida inédita, a Anatel lavrou uma medida cautelar que proibia a comercialização de novos aparelhos e celulares da Vivo, em Brasília – DF. Eu, do outro lado (na época gerenciava a área de desempenho de radiofrequência da Vivo), estava diretamente envolvida com a solução do problema. Uma pane deixou 120.000 usuários com dificuldades de originar e receber chamadas. Quer ver e recordar mais um pouco? Leia a notícia abaixo.


Mas isso são águas passadas... O fato é que hoje não há empresa com cultura de qualidade e boa prestação de serviço (falo isso porque já fui também cliente de todas as prestadoras).

E as medidas cautelares da Anatel desta vez não foram por causa de nenhuma pane. Pane é um comportamento isolado, um incidente. O motivo das cautelares foram os comportamentos reiterados de descumprimento de obrigações: os indicadores de qualidade do serviço estão abaixo da meta da Anatel em diversas localidades, por diversos meses.  

Vejam bem, estes indicadores foram instituídos pela Resolução n.º 316/2002 da Anatel e o Plano Geral de Metas de Qualidade do Serviço Móvel Pessoal, pela Resolução n.º 317/2002. Estamos em 2012! Dez anos depois de sua vigência e com regulamento novo na praça (aprovado pela Resolução n.º 575 de 2011), as prestadoras ainda não cumprem as metas de qualidade. Cautelares muito bem aplicadas! Dói no bolso mais cedo...

Detalhes sobre as cautelares da Anatel podem ser encontrados em http://www.anatel.gov.br/

Os documentos do site da Anatel estão replicados aqui, por conveniência:


Comentários

  1. Estou fazendo meu primeiro concurso superior, irei concorrer para Analista Administrativo da Anatel. Trabalho como DAS no Ministério das Comunicações. Prof. por favor, me ajude a passar nesse concurso. Se você pudesse me ajudar agradeceria muito, se tiver algum material. Ou me relatar quanto tempo você estudou etc. Preciso de sua ajuda para sair do MC. Obrigada! Verônica Rodrigues

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas