Market Share do Mobile Broadband no Brasil – Julho de 2011

Vivo, Claro e Oi aumentam sua participação no mercado de banda larga móvel, com fatias de 33,77%, 35,88% e 4,77%, respectivamente. A TIM perdeu “market share”, ficando com participação de 24,45%.
Embora a TIM tenha crescido sua participação no mercado como um todo, passando para segunda colocada com 25,78% (contra 25,51% da Claro), e possua planos de serviços de dados bem agressivos, é notável que os usuários que estão aderindo a esta prestadora estão indo em direção aos serviços de voz, bem na contramão do mercado. Sua fatia de mercado caiu de 25,38% para 24,45%, marcando perdas de participação pelo segundo mês consecutivo.
O “market share” não perdoa. E na verdade, ele afere a estratégia.
Apenas para efeito de comparação, o mercado de acessos móveis (considerando voz e dados em todas as tecnologias) cresceu em julho 1,38%. O mercado de acessos móveis em banda larga cresceu 6,25%, um pouco menos que no mês passado, cujo crescimento registrado foi de 6,34%. E as prestadoras?
A Claro cresceu 7,08%, a Vivo cresceu 7,93% e a Oi cresceu 8,55%. Destaque para a Oi, que aumentou em 12,7% sua base de terminais WCDMA e decresceu sua base de terminais de dados (modems) em 3.073 unidades (isso mesmo, ela perdeu clientes), resultando em um percentual de negativos 0,76%. Já a TIM registrou um aumento de 2,38% em sua base de clientes, ficando bem abaixo da média do mercado. Um detalhe é que quase todo seu crescimento foi devido à expansão do número de terminais de dados (modems) em sua planta, que registrou aumento de 6,39% em sua base. Já os acessos WCDMA cresceram apenas 0,92%.
Confira a evolução da participação de mercado nos gráficos abaixo.




Considerações:
1)      Os dados mostrados nos gráficos foram colhidos do sistema interativo de controle do número de estações móveis da ANATEL (SMP) que é aberto ao público;

2)      Foram considerados os acessos com capacidade de transmissão de dados em banda larga móvel, a saber, os modems de dados e os terminais UMTS (WCDMA) com suas evoluções presentes no mercado nacional (HSPA, HSDPA, HSUPA). Os terminais GSM com GPRS ou EDGE sem as funcionalidades do 3G não estão sendo considerados na presente análise;

3)      Mais informações em www.anatel.gov.br. Consultar a aba “ANATEL DADOS” no canto superior direito


Comentários

Postagens mais visitadas